Laboratório de pesquisa

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sobre sexismo e homofobia

Essa semana, propomos a reflexão e o debate sobre o sexismo e a homofobia.

O sexismo consiste na inferiorização e discriminação de mulheres. A homofobia, na inferiorização e discriminação de homossexuais. Ambos se expressam tanto como sentimento irrefletido de desvalorização, rejeição, reprovação e, mesmo, menosprezo e ódio contra mulheres e homossexuais, quanto como ideologia ou doutrina de dominação e controle do gênero e da sexualidade, a partir de um padrão masculino e heterossexual tomado como normal.

O sexismo e a homofobia promovem uma incapacidade de verdadeira compaixão e identificação com mulheres e homossexuais (ambos epítomes do negativo, do ser incompleto), ao ponto de se legitimar culturalmente a opressão e a discriminação que sofrem. O que se verifica é uma certa complacência, um desdém e até mesmo uma perversa e silenciosa aprovação da violência da qual mulheres e homossexuais são vítimas.

Para iniciarmos as reflexões, propomos um difícil exercício mental: coloquemo-nos por um momento no lugar do outro (da vítima).

A seguir, sugerimos dois curtas para nos auxiliar nesse exercício. Ambos tem legenda em português.

1. Maioria Oprimida (Majorité Opprimée) de  Eléonore Pourriat:


2. Amor é tudo que você precisa? (Love is all you need) de Rocco Shields:

Seguem algumas questões que propomos para a reflexão e o debate:

Quais são os fundamentos do sexismo e da homofobia? Porque o sexismo e a homofobia são incompatíveis com os princípios de um Estado Democrático de Direito? Quais são as consequências sociais do sexismo e da homofobia enquanto sentimento? Quais são as consequências jurídicas e políticas do sexismo e da homofobia enquanto ideologia ou doutrina? Qual a responsabilidade do Estado (e de juristas e cientistas do Estado) diante do sexismo e da homofobia?

A seguir, propomos alguns vídeos para animar as reflexões e os debates:

Religião e homofobia: uma mistura violenta e letal


Liberdade de expressão e homofobia


A negação do feminino e a homofobia


O que é o gênero? (É possível ativar a tradução nas legendas)


Sexismo na publicidade



Por fim, segue a sugestão de um texto ainda não publicado que escrevi recentemente sobre o tema (o texto é para uso exclusivo da disciplina Cidadania Cultural):

RAMOS, Marcelo Maciel. Sexismo e Homofobia: a discriminação e o perverso silêncio do Direito




Nenhum comentário:

Postar um comentário